Blog - Capa

Contratar Atividade Lúdica 100 % DIGITAL sobre Cyberbullying – Teatro e interação com os alunos online.

Imagem do Artigo: Contratar Atividade Lúdica 100 % DIGITAL sobre Cyberbullying – Teatro e interação com os alunos online.

01/06/2021 Bullying e CyberBullying, Palestras sobre CyberBullying

O bullying e cyberbullying nos grupos de WhatsApp é um problema que afeta todas as escolas do mundo. Fechar os olhos para a violência digital é um crime. Todo diretor de escola sabe que é dever legal da instituição de ensino combater o bullying e implementar algum Programa de Combate ao Bullying.

Essa obrigatoriedade está na Lei nº 13.185 de 06 de novembro de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). De acordo com ela:

“Art. 5º É dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying).”

Veja a Lei na íntegra

Veja também: Educação digital para alunos e professores

Programa de Combate ao Bullying com Teatro Online

Quer combater o bullying na sua escola com um Teatro sobre Bullying? Conheça o Programa 100% DIGITAL de Combate ao Bullying com atividades lúdicas criado pela ClassNet e pela Duo Teatral. O Programa com conteúdo sobre bullying e cyberbullying, explica o direito e as leis de forma simples e com linguagem acessível. Ele será a ferramenta ideal para a solução dos problemas de bullying, cyberbullying e até mesmo dos grupos de mães e alunos no WhatsApp.

Como funciona?
O Programa, que tem metodologia única no Brasil, desenvolve atividades para combater o Bullying operando através do pedagógico (ensino fundamental 1, 2 e médio) e psicológico e utiliza as linguagens artística, cultural e jurídica. Ele é realizado 100% online.

Atividades do Programa
Peça Teatral
O teatro com sua enorme força no que se refere as relações e experiências humanas, é por certo um dos principais métodos de assimilação de importantes questões. Para ter a figura do cyberbullying, o Programa tem a apresentação de uma peça teatral adaptada do monólogo “Desconectado: o relato de uma vítima” da autora Ana Paula Siqueira, dirigido por André Falcão.

A sinopse da peça consiste no relato de um homem que vive no ano de 2050. Ele conta como foi sua experiência na escola virtual no momento da pandemia, quando o Covid 19 tomou conta do planeta Terra. Na primeira etapa da peça de teatro, enquanto o ator fala, os alunos poderão colocar comentários públicos e responder as enquetes que estão sendo apresentadas para a interação digital.

Palestra dinâmica e enquetes interativas
Após a primeira etapa da peça de teatro (20 minutos), o Programa Antibullying consiste em um diálogo dos jovens com a Dra. Ana Paula Siqueira – especialista em bullying – que irá falar sobre os crimes virtuais e indenizações milionárias que podem ser pagas pelos pais dos agressores.

O teatro segue para uma segunda etapa (15 minutos), onde os expectadores irão decidir o final da peça…

O que vai acontecer com o personagem? Será que ele superou a tragédia sofrida na adolescência?

Aos alunos vão decidir o fim da história e os comentários da plateia serão utilizados por um programa de inteligência artificial que irá decidir o final da vítima de cyberbullying.

Ao final teremos a realização a entrega de 3 exemplares do livro: “Comentários a Lei do Bullying” para os alunos que mais participaram da peça de forma positiva e mais um livro surpresa, para os participantes que fizeram interação.

Certificado e selo
Depois das atividades de teatro, palestra e realização do quiz os alunos ganham um certificado de participação, enaltecendo a presença deles na atividade. Os certificados são feitos de forma personalizada, ou seja, o conteúdo do certificado de participação é feito de acordo com o sistema pedagógico do colégio e pode ser anexado ao prontuário do aluno.

Além disso, a escola também recebe o selo de Certificação “Escola Digital Protegida contra o Bullying”.

Veja também: O papel dos pais e mães diante dos riscos digitais

Dra. Ana Paula Siqueira
A Dra. Ana Paula Siqueira, é especialista em direito digital e Diretora de Inovação da Class Net Treinamentos e Educação Digital. Ela é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ana Paula Siqueira é autora do livro “Comentários à Lei do Bullying 13.185/15”, vencedora do Prêmio Lumen 2018 de Responsabilidade Social com o seu programa “Proteja-se dos prejuízos do Cyberbullying” e Prêmio Selo De Referência Nacional 2019 – ANEC.

Entre em contato

Todos os cursos e palestras da ClassNet fornecem aos participantes certificado apto a comprovar o cumprimento da Lei do Bullying, nº 13.185/15, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 artigo 12, incisos IX e X.

Para ter o Programa de Combate ao Bullying com teatro sobre bullying na sua escola clique no link acima para entrar em contato ou envie mensagens no WhatsApp 11-94828-2711

Se preferir pode ligar para: (11) 3876-0361 ou mandar um e-mail para: contato@classtech.tech

Quer saber mais sobre o que não é bullying? Assista esse vídeo